segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Flórida pode eleger primeiro governador negro na história



O prefeito de Tallahassee, o democrata Andrew Gillum, é o favorito a vencer a eleição para governador na Flórida. Caso consiga, será o primeiro negro a ocupar o posto. De acordo com o censo populacional norte-americano, cerca de 17% da população do estado se considera negra.

Os Estados Unidos já tiveram governadores negros na história, como David Paterson, que governou Nova York entre 2008 e 2010. A possível eleição de Gillum na Flórida, porém, é saudada em um estado que recebe alto fluxo de imigrantes latinos – inclusive latinos negros.

Além disso, caso vença, Gillum será o primeiro democrata a governar a Flórida em 20 anos. O estado é um dos principais "swing-states" – ou seja, democratas e republicanos se revezam na preferência do eleitorado nas eleições presidenciais.

Por isso, uma possível vitória de Gillum seria um trunfo do Partido Democrata tendo em vista a votação de 2020. Quatro anos antes, Donald Trump venceu na Flórida, um dos resultados que abriu caminho para a eleição ao cargo de Presidente.

0 comentários:

Postar um comentário