Featured Video

Páginas

sábado, 12 de agosto de 2017

Reumatologista alerta para doença que atinge nervo do punho


Síndrome do túnel carpal é o nome pelo qual se refere uma doença que ocorre quando o nervo mediano, que passa pela região do punho chamada túnel do carpo, fica submetido a uma compressão. Esta condição provoca dormência, formigamento, além de outros sintomas, na mão, pulso, dedos e antebraço. A doença pode ser resolvida em questão de meses, caso tenha um tratamento adequado por um especialista e requer exames laboratoriais. O tratamento é indicado pelo reumatologista quando os sintomas são fortes.

"Em casos mais graves não é possível controlar os sintomas com tratamentos convencionais em casa. Em alguns casos é necessário uma intervenção cirúrgica. A faixa etária que é mais atingida pela doença é a de 30 a 60 anos", comentou o reumatologista, Adolpho Medeiros.

A principal causa da doença é a Lesão do Esforço Repetitivo, que é gerada por movimentos repetitivos, como por exemplo digitar várias horas do dia ou tocar instrumentos musicais. "Algumas doenças como diabetes aumentam o risco da doença. Obesidade, insuficiência renal e distúrbios na tireoide também são outros fatores de risco", destacou o reumatologista.

O paciente sente a dor de forma mais aguda na parte da noite, e pode ser intensa ao ponto de incomodar o sono. "Em casos muito graves, pode existir uma fraqueza muscular que pode ser percebida na dificuldade até mesmo de segurar um copo ou fechar um tampa. É necessário procurar um especialista o mais rápido possível nesses casos", frisou, Adolpho.

EXAME
Para diagnosticar a doença o paciente é submetido a uma eletroneuromiografia, que consta nos testes de neurocondução e do exame eletromiográfico com agulha. O exame é realizado com eletrodo de agulhas descartáveis e de uso único que são inserido na pele até o múscolo. 

-- 
RAMON NOBRE
Assessoria de Imprensa
(84) 99834-4434

0 comentários:

Postar um comentário