Featured Video

Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Torquato tomará posse nesta quarta como ministro da Justiça, diz Planalto


Por Gustavo Aguiar, G1, Brasília


A Secretaria de Imprensa da Presidência informou nesta terça-feira (30) que o novo ministro da Justiça, Torquato Jardim, tomará posse nesta quarta (31), às 15h, em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Torquato substituirá no comando do ministério o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), demitido do cargo no último fim de semana.

Serraglio chegou a ser convidado pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério da Transparência, até então chefiado por Torquato Jardim, mas rejeitou o convite e retornará à Câmara dos Deputados, onde tem mandato até o fim do ano que vem.

Segundo a Presidência, a pasta da Transparência será comandada interinamente pelo atual secretário-executivo, Wagner Rosário.

À frente do Ministério da Justiça, Torquato Jardim será o responsável, por exemplo, pela Polícia Federal; pela Força Nacional de Segurança; pelo Departamento Penitenciário Nacional; e pela política de demarcação de terras indígenas.

Reações
Nesta segunda (29), após a confirmação da troca no comando do ministério, entidades que representam delegados e policiais federais reagiram à nomeação de Torquato Jardim.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), por exemplo, afirmou que qualquer mudança no comando da pasta "gera preocupação e incerteza sobre a possibilidade de interferências no trabalho" da PF.

Além disso, a Federação Nacional dos Policiais Federais disse esperar que o novo ministro aja com imparcialidade, sem qualquer tentativa de influência nas investigações da PF, especialmente na Lava Jato.

Além disso, no Congresso Nacional, líderes de partidos da base aliada disseram terem sido pegos de surpresa, e a oposição reagiu de forma desconfiada, com receio de interferência nas investigações da Lava Jato.

Íntegra
Leia abaixo a íntegra da nota da Presidência (o horário da posse foi posteriormente corrigido para as 15h):

O jurista Torquato Jardim toma posse nesta quarta-feira, às 10 horas como titular do Ministério da Justiça, em substituição ao Deputado Federal Osmar Serraglio. O presidente Michel Temer reitera mais uma vez seu agradecimento pelo empenho e dedicação de Osmar Serraglio durante sua gestão no Ministério da Justiça.

0 comentários:

Postar um comentário