Featured Video

Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Uern apresenta proposta de parceria com Escola Técnica em Mossoró


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) propôs à Secretaria do Estado de Educação e Cultura (SEEC) parceria com Escola Técnica do Estado cujo prédio foi inaugurado na semana retrasada em Mossoró. A ideia sugerida é a utilização dos professores da Uern e alunos estagiários do curso de graduação para ministrarem os cursos técnicos.

Na oportunidade o professor Dr. Lima Junior, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), e que também esteve à frente do Departamento de Inovação e Empreendedorismo e do Núcleo de Inovação Tecnológica da (NIT/UERN), apresentou um portfólio de ações da FANAT. “Temos soluções que permitem a formação de profissionais técnicos para prestar serviços para municípios e secretarias estaduais na área de computação”, destacou.

Dentre os destaques apresentados pela FANAT destaca-se, para viabilizar a parceria, o Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores. Outra iniciativa é o Grupo de Tecnologias Educacionais. “São projetos que mostram a nossa capacidade de integração com os profissionais da rede estadual de ensino”, frisou o chefe do Departamento de Ciências da Computação Rommel Wladimir.

Ainda foi mostrado que o quadro docente da FANAT/UERN tem potencial para inovação tecnológica e incubação de empresas. “Temos inúmeros pedidos de inovação e patentes”, destaca o professor Lima Junior. O professor Lima Junior disse que a UERN tem disposição de contribuir para avançar no ensino tecnológico no Estado. “Pensando nessa abordagem técnica com a ideia de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação a gente tem potencial para elevar a qualidade do ensino técnico no Rio Grande do Norte”, lembrou.

A secretária estadual de educação Cláudia Santa Rosa ficou entusiasmada com a proposta apresentada com a UERN. “É impressionante a capacidade que a UERN tem de enxergar os vários pontos do Estado”, frisou. Para a secretária a parceria é viável. “A UERN está contida no sistema estadual de educação e a gente fica feliz com essa possibilidade de parceria com a universidade nas mais distintas áreas. Com os centros vocês trazem um olhar sobre esse potencial que a UERN tem de avançar com parcerias para implantar a educação profissionalizante”, destacou.

A subcoordenadora de educação profissional da SEEC Ana Cristina destacou que a educação profissionalizante no Rio Grande do Norte ainda precisa avançar mais e que o primeiro passo está sendo dado com os centros tecnológicos. Para o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto a UERN tem a oportunidade de colaborar também com os cursos técnicos. “A gente veio aqui mostrar o que temos com a intenção de pegar duas estruturas do Estado e ver de que forma a gente pode casar. A SEEC deve estar ansiosa porque não tem professor. A UERN está ansiosa porque quer colaborar com aquele espaço”, declarou.
Ficou combinada que a Uern trará uma nova proposta mais aprofundada.

DeFato

0 comentários:

Postar um comentário