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sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Correias merecem cuidados e manutenção especial


As "correias" são de fundamental importância para o bom funcionamento do motor do carro. Elas devem ser substituídas a cada 60.000 quilômetros, a fim de manter tudo no "ponto". Ignorar esse procedimento, previsto no Manual do Proprietário que acompanha o veículo, é se candidatar a um prejuízo de alta monta, pois ao se romper, componentes do motor sofrerão danos. Para se ter uma ideia desses custos, eles poderão atingir R$ 2.200,00 ou até mais (carro com motor 1.0).Divulgação
Quando a correia  rompe o motor deixa de funcionar. Jamais tente colocá-lo em movimento.
Quando a correia rompe o motor deixa de funcionar. Jamais tente colocá-lo em movimento.
Os propulsores, em sua grande maioria, são alimentados por duas correias, a saber: a sincronizadora, conhecida como "dentada", que é responsável pelo alinhamento dos movimentos dos pistões com os das válvulas, e a de "acessórios".

Caso a sincronizadora venha a romper, o pistão  pode atingir as válvulas do cabeçote, entortando-as e até mesmo quebrando-as. As consequências são catastróficas para o propulsor do carro, que para de funcionar. Caso isso venha a ocorrer, não tente colocar o veículo em funcionamento, para não aumentar o DANO.

A correia dentada custa em torno de R$ 45,00 (GOL motor 1.0). A retífica desse propulsor, se necessária, chega a custar aproximadamente R$ 2.600,00.

É importante esclarecer, que a troca da correia implica na substituição dos rolamentos tensores da mesma, que mantêm o componente no lugar e com a tensão ideal. Em carros mais simples há tão somente UM "tensor". Outros motores podem ter DOIS "tensores", que custam em torno de R$ 82,00.

Interessante, motores como os RoCam,  da geração anterior do Ford Fiesta, têm correia de "metal" e não a "dentada". Nesse caso, a manutenção preventiva é dispensada, pois a correia acompanha a vida útil do motor do carro. 

Conforme afirmamos na abertura desse texto, a "correia de acessórios" (poly-v), tem preço de aproximadamente R$ 55,00. Ela fica destacada, por fora do bloco do motor e tem a função de acionar os periféricos (alternador e bomba da direção hidráulica). Ao romper, a direção perde a assistência e as falhas elétrica são inevitáveis (superaquecimento do motor, por exemplo). Como explicamos, não acione o motor de partida do carro.

Fique atento às nossas recomendações e evite transtornos e prejuízos. Uma coisa é fundamental: a "correia dentada" é uma das peças mais importantes do motor do automóvel.

Tribuna do Norte

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