Featured Video

Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Relator do TCU pede rejeição das contas de Dilma


O relator do processo que analisa o balanço do Governo Federal referente a 2014 recomendou que os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitassem as contas. A informação é do jornal O Estado de São Paulo. Segundo a publicação, o ministro Augusto Nardes encaminhou o parecer aos demais ministros na noite de ontem (1º).Divulgação
Ministro Augusto Nardes foi designado relator das contas da União no TCU
Ministro Augusto Nardes foi designado relator das contas da União no TCU
Pelo entendimento de Nardes, a presidente Dilma Rousseff cometeu crime de responsabilidade ao permitir as chamadas "pedaladas" fiscais, que são práticas que o governo teria usado para cumprir as suas metas fiscais. Os artifícios consistem em atraso por parte do Tesouro Nacional em repasses para instituições financeiras públicas e privadas que financiariam despesas do governo, como benefícios sociais e previdenciários. Apesar dos beneficiários receberem o dinheiro em dia (com os bancos arcando com os custos), o Governo registrava alívio temporário no orçamento, apesar de contrair mais dívidas com os bancos.

O relatório de Augusto Nardes só deverá ser apreciado pelos demais membros do TCU na próxima semana e, em seguida, ser encaminhado ao Congresso para análise dos parlamentares.

Caso o parecer seja aprovado pelo TCU e as contas, então, rejeitadas, a oposição ao Governo Federal poderá utilizar o fato para argumentar um pedido de impeachment da presidente.

Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário