Featured Video

Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

Importo de Renda: Instituições ajudam a declarar o IR


O prazo para declarar o imposto de renda termina em 30 de abril e, em Natal, instituições de ensino públicas e privadas estão ajudando os contribuintes a realizarem o procedimento.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Contabili Júnior, empresa júnior de ciências contábeis, já começou o atendimento para realização de declarações. O serviço é oferecido das 10h30 às 12h30 e das 14h às 17h30, no Setor de Aulas V.
Adriano Abreu
O programa para declarar o imposto está no site da Receita
O programa para declarar o imposto está no site da Receita
Interessados devem levar os seguintes documentos: recibo da declaração de 2014, comprovante de rendimentos de 2014, comprovantes com despesas com saúde, registros ou carnês de financiamentos, dados de bens (carros e casas, por exemplo), além de movimentação de poupanças e contas correntes. 

O “pagamento” é a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis. Em 2014, mais de uma tonelada de alimentos foram arrecadados e repassados a várias instituições, segundo a universidade. Mais informações pelo telefone (84) 3216-7459.

Gratuito
Na rede privada, começa nesta sexta-feira (20), na Estácio Zona Norte, o serviço gratuito de orientação e elaboração da declaração. Realizado por docentes e estudantes de Administração e Ciências Contábeis, o atendimento acontece na sala 210, no 2º andar, das 19h às 20h30.

“O Projeto abre espaço para que contribuintes que não têm acesso à tecnologia necessária, ou não têm condição financeira de pagar a um contador, ou não conseguem fazer sozinhos, possam fazer sua declaração anual”, disse a instituição, em nota. Assim como na UFRN, a ação também dá a oportunidade de os alunos terem experiência prática. 

Os atendimentos têm continuidade nos dias 27 de março e 03, 10, 17, 24 e 30 de abril. Mais informações estão  disponíveis através do email: josirn@gmail.com. É preciso levar comprovantes e documentos para fazer a  declaração.

A TRIBUNA DO NORTE também ajuda a desvendar o imposto de renda e os caminhos da declaração, por meio da coluna “Pergunte ao Leão”. Dúvidas  enviadas para o e-mail irpf@tribunadonorte.com.br serão respondidas por auditores fiscais da Receita Federal e publicadas pelo jornal.

Este ano, estão obrigados a declarar, por exemplo, os contribuintes que tiveram, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, que ultrapassaram R$ 40 mil.

Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário