Featured Video

Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Oficina de teatro do Clowns de Shakespeare formou novos atores assuenses


A cidade de Assú recebeu no Cine Teatro Pedro Amorim, durante esta semana (01 a 04/12), uma oficina de teatro ministrada pelo ator Joel Monteiro, do grupo natalense Clowns de Shakespeare.

De acordo com os organizadores, a oficina teve por objetivo a formação de atores locais, traçando um panorama da História Mundial do Teatro com destaque nos seguintes momentos: O Teatro Grego (Tragédia e Comédia), o Teatro Elizabetano e a obra de William Shakespeare, a Renascença e suas contribuições ao teatro e as Correntes Teatrais.

O coordenador do Cine Teatro, Renato Mark Wanderley, salientou que foram disponibilizadas apenas 25 vagas direcionadas para estudantes de teatro, professores de artes e demais interessados. 

Clowns
Fundado no ano de 1993 na cidade de Natal, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator, musicalidade da cena e do corpo, e no teatro popular, sempre numa perspectiva colaborativa.

Mesmo sem trabalhar diretamente com palhaço, a técnica do clown está presente na sua estética, seja na lógica subvertida do mundo, seja na relação direta e verdadeira com a platéia, seja no lirismo que compõe o universo desses seres. Além, é claro, de toda a sua carga cômica.

As comédias shakespearianas vieram a contribuir para essa pesquisa. Sem adotar uma atitude "museológica" sobre o bardo, no entanto sem desrespeitar a sua genialidade, o desafio tem sido encontrar, na universalidade da obra do dramaturgo, o que faz sentido para o grupo.

No seu currículo, o grupo traz importantes conquistas que conferem uma posição de referência na cena potiguar e nordestina, como por exemplo:

- Passou por mais de 80 cidades, de 21 estados diferentes, das 05 regiões do país;

- Participou de alguns dos mais importantes festivais do país, como o FIT - São José do Rio Preto, Cena Contemporânea (Brasília), Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo (SP), Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, Festival de Curitiba - Mostra Oficial, FILO - Festival Internacional de Teatro de Londrina (PR), FIT-BH, Porto Alegre em Cena, TEMPO (Rio de Janeiro), dentre outros. Com o espetáculo Sua Incelença, Ricardo III, o grupo foi convidado para participar do Festival Santiago a Mil, no Chile, em 2012, e do Festival Tchekhov, em Moscou, na edição de 2013.

    
SEACOM/Assessoria de Imprensa - PMA

0 comentários:

Postar um comentário