Featured Video

Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Convênio insere empreendedorismo na “grade” da UFRN


Para fomentar a cultura empreendedora no ambiente acadêmico da maior instituição de ensino superior do estado, o Sebrae RN e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinaram, ontem, um acordo de cooperação técnica e financeira. O projeto, orçado em R$ 214 mil, prevê a realização de cursos, palestras e a inclusão de disciplinas nos currículos da graduação e pós graduação da universidade. As ações serão direcionadas a estudantes, professores e técnicos administrativos da instituição, com início previsto para 2015 e execução em dois anos.Marco Polo
O termo foi assinado por representantes das duas instituições
O termo foi assinado por representantes das duas instituições
O convênio faz parte das iniciativas do Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae e que envolve os quatro níveis de ensino – Fundamental, Médio, Técnico e Superior - por meio da inclusão do empreendedorismo na grade curricular de ensino. A UFRN é a segunda instituição de ensino superior do estado a aderir ao programa, que já conta com a cooperação da Universidade Potiguar (UnP).

De acordo com a representante da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), Mariana Rodrigues de Almeida, Os professores também terão a oportunidade de reciclar seus conhecimentos como gestores e os currículos dos cursos poderão se voltar mais para o empreendedorismo. “Eu espero que ao longo desses dois anos consigamos romper as barreiras da invenção e levar as idéias desenvolvidas até o mercado”, destaca.

Cursos
O convênio possibilitará a promoção de cursos na área de desenvolvimento de negócios, softwares e patentes para todos os cursos da UFRN, que conta hoje com mais de 37 mil estudantes da graduação e pós-graduação. Já os servidores da instituição devem participar de uma capacitação exclusiva para o desenvolvimento da cultura empreendedora no ambiente de trabalho.

A assinatura do convênio ocorreu na diretoria da sede do Sebrae no Rio Grande do Norte, com a presença do superintendente da instituição, José Ferreira de Melo Neto, e de uma equipe da UFRN formada pelo diretor do Centro de Tecnologia e representante da reitora da universidade, José Daniel Diniz Melo, além de professores e alunos. “Não tenho dúvidas de que o projeto será muito exitoso. Acreditamos que nos próximos anos a parceria Sebrae-UFRN se consolide ainda mais para que mais formandos se tornem empreendedores”, destaca.

O diretor superintendente do Sebrae-RN parabenizou a equipe de gestores da instituição envolvida na consolidação do acordo. “Cada vez mais, estamos próximos das instituições educacionais do Rio Grande do Norte. E apesar de sabermos que a universidade já trabalha no âmbito do empreendedorismo, esse acordo é uma manifestação do interesse do Sebrae em apoiar ainda mais essas iniciativas”, ressalta.

Tribuna do Norte 


0 comentários:

Postar um comentário