Featured Video

Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde do Assú convoca donos de cães e gatos para vacinar animais até sexta-feira, dia 14


Quem ainda não vacinou o seu cão ou gato contra raiva, deve procurar a Coordenadoria de Endemias da secretaria de Saúde do município do Assú, no Centro Clínico, manhã e tarde, até sexta-feira, dia 14 de novembro, quando termina o prazo da campanha de vacinação antirrábica.

Na zona rural do município do Assú a vacinação está ocorrendo porta a porta num trabalho orientado ao cumprimento da meta de vacinar 80% dos cães.

Cães e gatos podem transmitir doenças diversas, mas a pior delas é a raiva e a melhor forma de prevenir é vacinar. A medida é de extrema importância para a proteção da saúde animal e, consequentemente, e sobretudo da saúde humana.

Portanto, é importante que os donos de cães e gatos aproveitem o tempo final da campanha para demonstrar o carinho por seus animais de estimação, protegendo cada um deles com a vacina que é gratuita.

A raiva
A raiva é uma doença grave e letal em quase 100% dos casos e que se manifesta por sintomas neurológicos. É transmitida por mamíferos através de contato com a saliva do animal doente por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Os sinais indicativos de raiva variam conforme a espécie. Geralmente nos animais carnívoros (cães, raposas, gatos) é observada agressividade (raiva furiosa), nos herbívoros é apresentada paralisia (raiva paralítica). Porém em todos os animais costumam ocorrer os seguintes sintomas: dificuldade para engolir; salivação abundante; mudança de comportamento; mudança de hábitos alimentares; mudanças de hábitos; paralisia das patas traseiras; nos cães o latido torna-se diferente do normal, parecendo rouco.
-------------------------------------------------
Assessoria de Projetos Especiais (Sec. de Governo)
Prefeitura Municipal do Assú/RN
Alderi Dantas  (84) 9419 2427


0 comentários:

Postar um comentário