Featured Video

Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Paralisia Infantil: Saúde de Assú realiza Dia ‘D’ de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo neste sábado, 8


Para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil, será aberta neste sábado (8) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A imunização segue até o dia 28 deste mês em todos os postos de saúde. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos.

Em Assu, durante o Dia ‘D’ estarão ativados postos de vacinação, das 8h às 17h, funcionando em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e, ainda, no Centro Clínico (Dom Eliseu); Escola Municipal Janduís, (COHAB); e 11ª DIRED (Centro). A recomendação é de que os pais procure o posto de saúde mais próximo e não esqueça a carteira de vacinação.

A secretaria de Saúde do município do Assú trabalha para alcançar 3.615 crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Segundo o Ministério da Saúde, o município deve atingir uma cobertura vacinal de pelo menos 95% do público-alvo.
O Brasil é considerado livre da pólio desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. A continuidade das campanhas de vacinação é considerada fundamental pelo Ministério da Saúde para evitar a reintrodução da doença no país.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. 
-------------------------------------------------
Assessoria de Projetos Especiais (Sec. de Governo)
Prefeitura Municipal do Assú/RN
Alderi Dantas  (84) 9419 2427

0 comentários:

Postar um comentário