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terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mobilização Urbana: Estações voltam a operar em Natal


A Prefeitura de Natal planeja entregar duas das seis estações de transferências de passageiros inicialmente previstas para o  sistema de transporte coletivo do município. Construídas com recursos próprios, os equipamentos situados na marginal direita da BR-101, no sentido para Parnamirim e na avenida João Medeiros Filho, logo após o viaduto de Igapó, têm custo unitário de R$ 1,250 milhão.
Estrutura da Estação de Transferência na marginal da BR-101 está em fase acabamento. Obra deve ser concluída já para utilização em dezembro próximo, como prevê STTUEstrutura da Estação de Transferência na marginal da BR-101 está em fase acabamento. Obra deve ser concluída já para utilização em dezembro próximo, como prevê STTU


O secretário municipal adjunto de Transportes, Clodoaldo Cabral da Trindade Júnior, informou o início das obras havia sofrido um atraso de duas semanas, porque se aguardava a ligação elétrica por parte da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), mas as duas estações já deverão entrar em operação em dezembro, prazo previsto para o fim das obras.

Clodoaldo Trindade Júnior disse que em relação às outras quatro estações de transferências de passageiros, duas deverão ser instaladas de um lado e outro da  avenida Capitão-Mor Gouveia, em frente à Estação Rodoviária da Cidade da Esperança; outra na avenida João Medeiros Filho, no sentido Natal e antes do viaduto de Igapó e a última - “que está sendo estudada” - em Mirassol ou na Cidade Alta.

Segundo Trindade Júnior, os recursos para a construção dessas outras estações de transferências virão do Orçamento Geral da União (OGU), dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-3) da Mobilidade Urbana, cujas propostas por parte da Prefeitura de Natal já foram selecionadas pelo Ministério das Cidades, conforme portaria de nº 724 assinada pelo ministro Gilberto Occhi e publicada na edição de quinta-feira (20) do “Diário Oficial da União (D.O.U). 

A portaria do Ministério das Cidades tornou pública, ainda, a seleção das propostas do município em relação aos projetos de implantação dos corredores BRT/BRS Norte/Sul e Leste/Oeste, que passarão pelas avenidas João Medeiros Filho, Presidente Bandeira, Prudente de Morais e Terminal de Integração do Soledade, além da construção de quatro terminais de ônibus e 1.052 abrigos de passageiros, que desde março já têm R$ 13,5 milhões garantidos e incluídos no montante de R$ 23,12 milhões previstos para a elaboração dos projetos executivos de corredores exclusivos e semi-exclusivos de ônibus e construções de túneis nos cruzamentos das avenidas Salgado Filho/Bernardo Vieira, Salgado Filho/Antônio Basílio, Salgado Filho/Amintas Barros e Salgado Filho/Nascimento de Castro e duas passarelas na avenida João Medeiros Filho. 

Trindade Júnior afirmou que pelas duas estações de transferência que começam a operar em dezembro, vão circular 15 linhas de ônibus, com 1.015 viagens, sendo que a Estação Bairro Latino, na Zona Sul de Natal, tem capacidade para a circulação simultânea de 250 passageiros, enquanto na Estação de Igapó podem passar, simultaneamente, 280 usuários do sistema de transporte coletivo de Natal.

Tribuna do Norte

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