Featured Video

Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Saúde do Assú aplica segunda dose da vacina contra o vírus HPV


A Secretaria da Saúde do município do Assú por meio do Programa de Imunizações iniciou nesta segunda-feira, 15 de setembro, nas escolas do município e nas Unidades Básicas de Saúde a aplicação da segunda dose da vacina conta o vírus HPV, em meninas de 11 a 13 anos.

A vacina a papilomavírus humano – vacina HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação como uma estratégia de Saúde Pública com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero.

A vacina contra o HPV é segura e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. No entanto, vale ressaltar que a vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e também não substitui o rastreamento do câncer, pois a vacina não confere proteção contra todos os subtipos oncogênicos de HPV. Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis.

Porém, ela tem 98,8% de eficácia, e protege contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), sendo dois deles, o 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. As evidências sugerem também que ela fornece proteção cruzada contra outros quatro subtipos: o 31, 33, 52 e 58.

A campanha visando a segunda dose está sendo aplicada seis meses após a primeira – ocorrida no mês de março deste ano – e a terceira deve ocorrer cinco anos após a primeira.
Para adolescentes que irão fazer a primeira dose nas Unidades Básicas de Saúde não há necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI), uma vez que deverá estar disponível nas ações de rotina das Unidades Básicas de Saúde para as adolescentes incluídas na faixa etária preconizada.

-------------------------------------------------


Assessoria de Projetos Especiais (Sec. de Governo)
Prefeitura Municipal do Assú/RN
Alderi Dantas  (84) 9419 2427

0 comentários:

Postar um comentário