Featured Video

Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Agentes de Saúde do Assú participam de treinamento sobre amamentação


Com o tema “Amamentação: um ganho para a vida toda”, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Assú participaram de um treinamento (capacitação) nesta segunda-feira, 4, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, como parte da programação da Semana do Aleitamento Materno no município.

O momento foi marcado por três importantes palestras: ‘Amamentação: um ganho para toda a vida’, com a enfermeira e Coordenadora de Planejamento em Saúde, Mirna Torres Cuentro; ‘A importância nutricional do leite materno’, com a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Nicole Yane Fonseca Lopes e ‘Aleitamento materno e Odontologia’, com o odontólogo, Érico Cortês Alves Filho.

O treinamento foi planejado com o objetivo de sensibilizar e atualizar os profissionais envolvidos com o tema, agregando resultados na estratégia para implantação da Rede Cegonha no município do Assú e na redução da mortalidade infantil, um dos Objetivos do Milênio.

A coordenadora de Planejamento em Saúde da secretaria municipal de Saúde do Assú, Mirna Torres Cuentro, que trouxe para o evento uma abordagem sobre os benefícios da prática da amamentação para crianças e mães, destacou que “o aleitamento materno é uma das formas mais simples de dar a todas as crianças um começo de vida melhor e mais do que ajudar as crianças a sobreviver, o aleitamento materno tem benefícios por toda a vida”.

A proposta de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, por parte da secretaria municipal da Saúde do Assú, que contou com o apoio ainda da secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), integra a estratégia de que com aconselhamento, educação e apoio é possível aumentar os índices de aleitamento materno, e, consequentemente, reduzir ainda mais a mortalidade infantil.  

O trabalho de sensibilização e orientação voltado para o aleitamento materno segue em todas as Unidades Básicas de Saúde do Assú.

-----------------------------

Assessoria de Projetos Especiais (Sec. de Governo)
Prefeitura Municipal do Assú
Alderi Dantas - 84 9419 2427

0 comentários:

Postar um comentário