Featured Video

Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Capacitação da Rede Cegonha em Assú apresenta técnicas para servidores da saúde


Nos dias 28 e 29 de maio, a Prefeitura do Assú, em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu uma capacitação para os profissionais da atenção básica da cidade com o intuito de apresentar as técnicas da Rede Cegonha e os seus testes de HIV e sífilis.

Na oportunidade, 21 profissionais da Policlínica, Hospital Regional e Laboratório Central acompanharam as palestras de bioquímicos da Rede Cegonha, que mostraram passo a passo, como são feitos os testes de HIV e sífilis em pacientes que dão entrada em maternidades.

 “Depois que realizamos o primeiro fórum da Rede Cegonha, no último dia 20 de maio, o passo seguinte seria a promoção dessa capacitação. Nela, os profissionais da entidade apresentaram na prática como se deve proceder os testes rápidos e triagem de mães que possam ter o HIV e a sífilis e como fazer o melhor encaminhamento para essas pessoas na rede de saúde”, ressaltou a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) em Assú, Talita Bertodo.

Na capacitação, também estiveram presentes técnicos e profissionais da saúde do município de Itajá, em número de três.

O que é a Rede Cegonha?
É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

SEACOM/Assessoria de Imprensa - PMA

0 comentários:

Postar um comentário