Featured Video

Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Henrique Alves pede ao ministro da Saúde liberação de recursos do SUS para RN


Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, reforçou nesta quarta-feira (14), ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, o pedido de urgência para liberação de recursos para serviços hospitalares de unidades do SUS no Rio Grande do Norte. Henrique Alves argumentou que, atualmente,  o estado não tem condições de arcar sozinho com o financiamento desses serviços. 

O presidente da Câmara estava acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário de Saúde Luis Roberto e da coordenadora de planejamento da Secretaria de Saúde do estado. O deputado Betinho Rosando também participou da audiência. Os números apresentados pelo secretário de Saúde preocuparam o ministro. Arthur Chioro pediu uma semana para analisar o orçamento e eleger prioridades. 

O estado, incentivado pelo próprio ministério, ampliou a oferta de leitos hospitalares, mas não está recebendo a contrapartida do governo federal.

Dos 30 novos leitos de UTI criados recentemente, 10 ficam no hospital infantil Varela Santiago, e não têm recebido repasses federais. Os outros estão funcionando principalmente no Hospital da Mulher de Mossoró, mantido com orçamento do estado, mesmo sendo a unidade de saúde integrante do Programa da Rede Cegonha do governo federal.

Também foram citados os novos serviços de oncologia de vários hospitais em Natal, Caicó e Mossoró, que também precisam do aporte de recursos do governo federal.  Outra demanda apresentada pelo secretário foi a expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para outras regiões, cuja implantação ainda depende do credenciamento de ambulâncias junto ao SUS.

Fotos: Rodolfo Stukert
Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados
twitter: @HenriqueEAlves
Fone (61) 3215-8010 / 8012

0 comentários:

Postar um comentário