Featured Video

Páginas

sábado, 15 de março de 2014

Ricciardo ignora crise da RBR e ofusca pole de Hamilton; Massa é 9º do grid



Para uma equipe que percorreu apenas 319 voltas em 12 dias de testes da pré-temporada, o segundo lugar no grid de largada do primeiro GP do ano tem sabor de pole position. Com a torcida do Albert Park em êxtase, o feito de Daniel Ricciardo adquire proporções ainda maiores. No treino classificatório deste sábado, o australiano ignorou a crise do time austríaco, superou o companheiro de equipe Sebastian Vettel e beliscou a ponta do grid, perdendo a primeira posição para o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, apenas quando o cronômetro já estava zerado.
Daniel Ricciardo impediu a dobradinha da Mercedes e ofuscou a pole de Lewis Hamilton (Foto: Reuters) 
Intruso? Daniel Ricciardo impediu a dobradinha da Mercedes e ofuscou a pole de Lewis Hamilton (Foto: Reuters)
 
- Quando a chuva caiu, foi a primeira vez que pilotamos no limite em pista molhada. Foi complicado, mas ao mesmo tempo divertido. É legal conseguirmos estar na batalha pela pole. Isso foi importante para mim e também para o time - comemorou o australiano de 24 anos, que estreou na F-1 em 2011, como piloto de testes da STR. 

A Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas marcou presença no Q3, mas teve que se contentar com as duas últimas posições entre os 10 pilotos mais rápidos. A equipe inglesa foi prejudicada pela forte chuva que caiu no circuito de Albert Park, e não conseguiu acompanhar o ritmo das adversárias na pista molhada. O piloto brasileiro marcou apenas o 9º melhor tempo, enquanto o companheiro finlandês largará da 15ª posição, devido à punição por causa da troca de câmbio no terceiro treino livre.

- Com o carro que a gente tem, não foi tão positivo. Temos que melhorar algumas coisas no carro para condições como a pista de hoje, onde ele estava saindo de traseira. Mas amanhã, com pista seca, poderemos fazer um bom trabalho - avaliou Massa.

Felipe Massa não se deu muito bem na pista molhada e larga apenas na 9ª colocação em Melbourne (Foto: Reuters) 
Felipe Massa não se deu muito bem na pista molhada e larga apenas na 9ª colocação em Melbourne (Foto: Reuters)

Nico Rosberg e Lewis Hamilton se revezaram na liderança durante boa parte do treino classificatório, mas Ricciardo travou uma perseguição implacável à dupla da Mercedes. A jornada incansável do australiano foi recompensada pela festa calorosa da torcida da casa, que recebeu a vantagem do piloto sobre o companheiro Sebastian Vettel como uma espécie de "justiça" aos anos em que o compatriota Mark Webber permaneceu à sombra do tetracampeão. O público não escondeu a euforia quando o prodígio alemão foi eliminado do Q2 - pela primeira vez desde o GP da China de 2012.

A TV Globo transmite ao vivo o GP da Austrália, na madrugada deste domingo, a partir das 3h (de Brasília). O GloboEsporte.com acompanha em tempo real com vídeos. 

Felipe Massa começou o treino classificatório com pneus macios, e chegou a liderar nas primeiras voltas, com 1m31s549. O brasileiro melhorou a marca, mas não conseguiu manter a posição por muito tempo. Vettel foi o último a entrar na pista, enquanto o companheiro Ricciardo já brigava pelas primeiras posições da tabela. Com a chuva, os problemas de dirigibilidade de alguns carros se agravaram. Pastor Maldonado sequer chegou a registrar tempo, enquanto Romain Grosjean precisou usar a área de escape para evitar um acidente e acabou como o mais lento do Q1. Além da dupla da Lotus, Max Chilton e Jules Bianchi (Marussia), Esteban Gutiérrez (Sauber) e Marcus Ericsson (Caterham) foram eliminados. 

A maioria das equipes preferiu os pneus intermediários. E a Williams se deu bem no início do Q2, com Bottas e Massa aparecendo nas primeiras posições. Mas, na medida em que a pista ia melhorando, os carros da Mercedes voltaram a despontar, sempre com Ricciardo no encalço. Após uma passagem pelos boxes, Massa saiu de 11º para 3º. A um minuto para o término da sessão, Kimi Raikkonen bateu sua Ferrari no muro e provocou a bandeira amarela. Vettel foi eliminado e levou o púbico australiano ao delírio. Um terceiro campeão mundial também ficou fora da briga pela pole: Jenson Button, da McLaren. Além deles, Adrian Sutil (Sauber), Kamui Kobayashi (Caterham) e Sergio Pérez (Force India) ficaram pelo caminho.

Com a chuva de volta ao Albert Park, as equipes demoraram a decidir sobre o melhor pneu para as condições da pista. A dupla da Williams foi uma das mais prejudicadas, e acabou sem condições de competir pelas primeiras posições do grid. O novato Kevin Magnussen, da McLaren, e o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, entregaram um bom desempenho e garantiram o quarto e quinto lugares, respectivamente. Mas o destaque foi mesmo para Ricciardo, que só perdeu a pole no último minuto, e ainda impediu a dobradinha da Mercedes, superando o alemão Nico Rosberg. Apenas Lewis Hamilton conseguiu conter o ímpeto do jovem australiano, que deixou o circuito com um sorriso completamente destoante do semblante sério do companheiro Vettel. 

Confira os resultados do treino classificatório do GP da Austrália:

1.
Lewis Hamilton (Mercedes): 1m44s231
2. Daniel Ricciardo (RBR-Renault): 1m44s548
3. Nico Rosberg (Mercedes-Mercedes): 1m44s595
4. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): 1m45s745
5.
Fernando Alonso (Ferrari-Ferrari): 1m45s819
6. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari): 1m45s864
7.
Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): 1m46s030
8. Daniil Kvyat (STR-Ferrari): 1m47s368
9. Felipe Massa (Williams-Mercedes): 1m48s079
10. Jenson Button (McLaren-Mercedes): 1m44s437
11. Kimi Raikkonen (Ferrari): 1m44s494
12. Sebastian Vettel (RBR-Renault): 1m44s668
13. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari): 1m45s655
14. Kamui Kobayashi (Caterham-Renault): 1m45s867
15. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes): 1m48s147*
16.
Sergio Pérez (Force India-Mercedes): 1m47s293
17. Max Chilton (Marussia-Ferrari): 1m34s293
18.
Jules Bianchi (Marussia-Ferrari): 1m34s794
19. Marcus Ericsson (Caterham-Renault): 1m35s157
20. Romain Grosjean (Lotus-Renault): 1m36s993
21.
Pastor Maldonado (Lotus-Renault): sem tempo
22. Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari): 1m35s117*
* Punidos com cinco posições no grid em razão da troca do câmbio

Fonte: G1.Com.Br 

0 comentários:

Postar um comentário