Featured Video

Páginas

quinta-feira, 6 de março de 2014

Petrobras registra recorde de produção na região do pré-sal


Rio (AE) - No esforço de ampliar a produção doméstica de petróleo, a Petrobras anunciou ontem que os seus campos na região do pré-sal alcançaram o recorde na produção no último dia 27 de fevereiro. A empresa extraiu 412 mil barris de petróleo de 21 poços produtores. “Isso evidencia a elevada produtividade dos campos do pré-sal”, informou a Petrobras, em nota.
divulgaçãoExploração de petróleo na Bacia de Santos: meta da Petrobras é elevar produção nacional em 7,5%Exploração de petróleo na Bacia de Santos: meta da Petrobras é elevar produção nacional em 7,5%

O aumento da produção nos campos operados pela estatal no pré-sal reflete as novidades tecnológicas introduzidas pela empresa. No dia 18 de fevereiro, a Petrobras colocou em operação mais um poço produtor no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos, o primeiro baseado na técnica da boia de sustentação de risers (BSR). O poço, que alcançou a marca de 36 mil barris de petróleo por dia (bpd), está interligado ao navio-plataforma Cidade de São Paulo.

Os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que os poços dos campos dos pré-sal são os mais produtivos. Ao final de 2013, quatro dos cinco maiores poços produtores eram do pré-sal, sendo o mais produtivo um poço no campo de Lula, na Bacia de Santos, com 30,669 mil bpd. Quando as informações da ANP forem atualizadas em fevereiro, é provável que o novo poço do campo de Sapinhoá surja como líder do ranking.

Para 2014, a meta da estatal é aumentar a produção nacional de petróleo em 7,5% na comparação com 2013, com uma margem de 1% para cima ou para baixo. Em 2013, a produção doméstica de óleo foi de 1,931 milhão de bpd, queda de 2% em relação ao volume de 1,98 milhão de bpd de 2012. Para ampliar a produção este ano, a Petrobras concluiu a construção de nove plataformas, adicionando mais 1 milhão de bpd à capacidade produtiva.

Descoberta
A Petrobras comunicou à ANP, em 28 de fevereiro, a descoberta de indícios de petróleo em um poço perfurado na área de Florim, no pré-sal da Bacia de Santos. O nome do poço é 3-BRSA-1215-RJS, com uma lâmina d’água de 1,972 mil metros. A identificação com o código 3 mostra que o poço é exploratório de extensão, que visa a delimitar a acumulação de petróleo em um reservatório.

Em maio do ano passado, a Petrobras havia informado a conclusão da perfuração e do teste de formação de um poço descobridor, comprovando descoberta de petróleo de boa qualidade (29º API) em reservatórios situados abaixo da camada de sal, a partir dos 5,342 mil metros. O contrato de cessão onerosa estabelece um volume de 467 milhões de barris de petróleo para a área de Florim, e o final da fase exploratória previsto no contrato é setembro de 2014.

Fonte: Tribuna do Norte 


0 comentários:

Postar um comentário