Featured Video

Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

PIB: Após queda do PIB, Lula diz que nenhum país cresce como o Brasil


Um dia depois de o ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmar que a economia está com "duas pernas mancas", o ex-presidente Lula disse a petistas que nenhum país cresce como o Brasil.

Em discurso com forte tom eleitoral, ele desdenhou nesta quinta-feira (12) a queda de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre, anunciada na semana passada pelo IBGE.


"Quero entender qual é o país que está melhor que o Brasil. Do ponto de vista da economia, qual é o país que está crescendo tão substancialmente quanto o Brasil?", disse Lula, na abertura do 5º Congresso do PT, em Brasília.

Alan Marques/FolhapressA presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula participam do 5º Congresso do PTA presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula participam do 5º Congresso do PT

"O Brasil está há dez anos seguidos cumprindo a meta estabelecida por nós, de 4,5% com dois pra cima ou pra mais. Qual é o defeito da nossa economia?", prosseguiu o ex-presidente.

Na única referência aos resultados negativos, Lula afirmou que "neste ano, em que o PIB não está tão grande, [o país] já gerou até agora mais de 1,4 milhão de empregos".

Na mesma linha, a presidente Dilma Rousseff atacou o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que governou até a eleição de Lula, em 2002.

"Nós reduzimos a inflação que estava fora de controle. Nós reduzimos a inflação à metade do que estava no período anterior", disse a presidente, sem citar FHC.

"Essa é a verdade que dói", prosseguiu. "O contraste entre o país que nos foi entregue e o país que temos hoje é simplesmente colossal, abissal. Era o país do 'não dá certo, não temos dinheiro, não vamos tentar'".

Fonte: Folha de São Paulo Online

0 comentários:

Postar um comentário