Featured Video

Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Bovinocultura: Programa “Balde Cheio” de Assú supera a expectativa


O prefeito Ivan Júnior e uma equipe da Prefeitura do Assú, participaram no último sábado (14/12), no auditório do SEBRAE/Assú, da Reunião Anual de Avaliação de Resultados do “Balde Cheio”, programa criado para aumentar a produtividade da bovinocultura leiteira em propriedades de cunho familiar de pequeno porte. O “Balde Cheio” é executado pelos municípios em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Através do programa também são realizadas ações que envolvem a capacitação dos pequenos produtores para melhor gerenciar a propriedade, sobretudo no que diz respeito aos controles zootécnico e contábil.
A reunião contou com a participação de prefeitos; secretários; uma equipe do BNB, tendo à frente Marco Antônio (que participou como coordenador do comitê gestor no âmbito do banco e representante da superintendência da instituição); Fernando de Sá Leitão (Gerente Regional do SEBRAE) e Acácio Brito (coordenador do comitê gestor pelo SEBRAE e responsável pelo fortalecimento da cadeia leiteira no estado).

Após as apresentações identificou-se que a região do Vale, foi a que mais mostrou dados concretos e teve o maior número de produtores com melhor absorção e uso da metodologia "Balde Cheio". Alguns dados foram observados, tais como: redução no custo para se produzir um litro de leite, gerenciamento da propriedade, aumento na média de produção por vaca dia na região. Em atenção maior, está a cidade do Assú, que superou a meta e encontra-se com o maior número de produtores com dados tabulados, 18 em atividade e vários outros que estão aderindo ao projeto.

Na oportunidade, o produtor Francisco Itamar de Sousa, morador do sítio Baviera em Assú, contou sua experiência e foi bastante enaltecido pela plateia quando falou como era sua vida antes de participar do programa, trabalhando como mototaxista para complementar a renda familiar. Em maio de 2012, quando aderiu ao programa, Francisco possuía 8 vacas em lactação e produzia em média 15 litros de leite por dia, hoje com 9 animais produz 85 litros diários. O produtor afirmou que atualmente obtém um lucro líquido mensal de mais de 2.000 reais com apenas 09 vacas em lactação.

O prefeito Ivan Júnior afirmou que Assú vai continuar investindo no “Balde Cheio”, projeto executado no município desde 201o: "Estamos felizes por que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas devido à seca, o programa está superando nossas expectativas. Vamos continuar investindo para que mais famílias sejam beneficiadas e consigam melhorar sua qualidade de vida, fortalecendo também nossa bacia leiteira". Salientou o prefeito.


SEACOM - PMA

0 comentários:

Postar um comentário