Featured Video

Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Agricultores familiares têm certificação orgânica


Onze agricultores familiares vinculados ao “Projeto Amigo Verde Gramorezinho” receberam, na última quinta-feira, do  Ministério da Agricultura, a certificação orgânica que atesta a implantação e manutenção de práticas agroecológicas, seguindo as exigências da Lei Federal 10.831/03, que dispõe sobre agricultura orgânica no país. A previsão é que em fevereiro de 2014 mais dez agricultores familiares conquistem a certificação.

A certificação representa a conquista de uma meta do “Projeto Amigo Verde Gramorezinho”, que está sendo realizado pela Associação dos Amigos dos Moradores Sítio Gramoré e Adjacências (AMIGs), com a parceria técnica da Emater, Sebrae, Idiarn, UFRN, Ufersa e Semurb, patrocínio da Petrobras e supervisão geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte.
Alex RégisA agricultura orgânica exige eliminação completa de agrotóxicos e de produtos químicos
A agricultura orgânica exige eliminação completa de agrotóxicos e de produtos químicos

O projeto busca a certificação para 120 produtores familiares. Muitos já implantaram a prática recomendada, mas o Ministério da Agricultura exige não só a implantação, como também a comprovação da manutenção continuada da agricultura orgânica.

Feiras

Apenas os agricultores certificados participarão das feirinhas abertas ao público e que acontecem na sede do Ministério Público Estadual, em Candelária (quinzenalmente nas quartas-feiras) e na sede da Semurb (semanalmente nas quintas-feiras). As feirinhas passarão a ser chamadas de Feirinhas de Hortaliças Orgânicas do Projeto Amigo Verde Gramorezinho.

Uma hortaliça só pode ser qualificada como orgânica se o seu produtor possuir o certificado do Ministério da Agricultura ou se apresentar o Selo Orgânico do produto, que é concedido por uma empresa de auditoria específica, também autorizada pelo Ministério da Agricultura.

A agricultura orgânica é considerada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como determinante para se garantir a segurança alimentar da população, formar cinturões verdes urbanos e assegurar a sustentabilidade ambiental, social e econômica da atividade.

O Governo Federal tem incentivado a agricultura orgânica no país. Todavia, a produção de hortaliças orgânicas torna-se um grande desafio porque exige a eliminação completa de agrotóxicos e de produtos químicos.

Fonte: Tribuna do Norte


0 comentários:

Postar um comentário