Featured Video

Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Economia: Rede de supermercados mineira estreia no RN


A rede mineira de supermercados Smart, a segunda maior do Brasil em número de lojas, atrás do grupo Pão de Açúcar, estreia hoje no Rio Grande do Norte, fincando bandeira em 15 supermercados já instaladas em Natal e no interior do estado.

A empresa funciona como uma rede associativista. Não investe na abertura de lojas próprias. Na prática, “empresta” a marca a lojas de terceiros, que passam a operar sob o modelo da rede, e, em troca, pagam à Smart uma mensalidade. O foco são pequenos e médios supermercados de bairro. 
DivulgaçãoGilmário Cavalcante, diretor-geral da rede: foco em pequenos e médios supermercados de bairroGilmário Cavalcante, diretor-geral da rede: foco em pequenos e médios supermercados de bairro

“Essas lojas recebem uma nova comunicação visual, treinamentos, apoio tecnológico, passam a oferecer cartão de crédito próprio e produtos com a marca Smart. Entramos com orientações e projetos de transformação. Quem investe é o próprio lojista”, explica o diretor geral do Smart Supermercados, Gilmario Cavalcante. 

O Rio Grande do Norte, segundo ele, é estudado há dois anos. É o último estado do Nordeste a receber a bandeira da rede. “Só agora entendemos que é o momento ideal, que as bases estão sólidas para chegarmos”, diz, sem detalhes sobre a razão de o estado ser o último da região em que estreia. 

As 15 lojas que receberão a marca estão instaladas e reabrirão “de cara nova” em Natal e nas cidades de Parnamirim, Jardim do Seridó, Luís Gomes, Baraúna, Goianinha, João Câmara, Bom Jesus, Ceará Mirim, Touros, Santa Cruz e São Miguel. Sem detalhes, a rede afirma que há possibilidade de expansão. “Acreditamos que há um grande potencial no estado”, diz o diretor-geral.

Nordeste

De acordo com ele, o Nordeste, de forma global, é visto como um mercado promissor, por “crescer de forma acelerada”. 

A bandeira da rede está presente em 266 lojas na região. O maior mercado é a Bahia, com 107 unidades. O número de lojas no estado só é inferior ao de Minas Gerais, estado de origem e sede de 223 das 894 lojas que estampam a marca.

Atualmente a rede opera em 600 municípios, distribuídos em 22 estados.

De acordo com Cavalcante, o momento é favorável ao setor supermercaista, que, em setembro, registrou alta nominal de 10,94% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o aumento foi de 11,62%, diz ele. “Os níveis de desemprego baixo e aumento da massa de rendimento salarial, quando comparada ao mesmo período do ano passado, explicam o desempenho do setor”, analisa.

A Smart faz parte do grupo Martins, que atua no atacado e também é dono do banco Tribanco, da administradora de cartões Tricard, da corretora de seguros Tribanco Seguros, da empresa de e-commerce Efacil e da Iamar, uma “instituição de natureza socioambiental”.

RAIO-X DO SMART

Ano de fundação: 2000
Estado de origem: Minas Gerais (Triângulo Mineiro)
Número de lojas: 894. É a segunda maior rede do país nesse aspecto, atrás do Pão de Açúcar (917 lojas).
Área de atuação: varejo, “levando soluções para o pequeno e médio varejista”.
Número de empregados: 138 (da rede) + 20 mil das lojas que operam com a bandeira. 
Fonte: Empresa

Tribuna do Norte


0 comentários:

Postar um comentário