Featured Video

Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Conselho Universitário aprova criação de Curso de Medicina em Assú


Imagem inline 5
A criação do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) na cidade de Assú foi aprovada nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, em uma decisão democrática na 24ª reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), presidido pelo reitor José de Arimatea de Matos. O evento contou com a participação de uma comitiva da Prefeitura do Assú, tendo à frente o prefeito Ivan Júnior.

Imagem inline 7
O novo campus, a ser construído em Assú, já aprovado pelo Ministério da Educação através do Plano de Expansão do Ensino Médico – o Programa Mais Médicos, terá sua atividade direcionada exclusivamente a cursos na Área de Ciências da Saúde, iniciando seu funcionamento com 30 vagas para o curso de Medicina, em 2016 e, no ano seguinte, serão ofertadas mais 30 novas vagas.
Imagem inline 1

O prefeito Ivan Júnior, comemorou a aprovação, que vai ajudar a concretizar um sonho de milhares, “haviam pessoas em nossa própria comunidade que achavam que este sonho não poderia se realizar. Continuamos sonhando, porém, sempre com os pés no chão, e contando com importantes apoios, principalmente da Deputada Fátima Bezerra, até conseguimos o que muitos achavam que seria impossível”, frisou o prefeito destacando ainda que a chegada da Universidade será um divisor para a região. “O Vale do Açu viverá dois momentos na sua história: um antes e outro após a chegada da UFERSA. Isso porque o novo campus será um transformador social, econômico e educacional, sobretudo na área da saúde”, reforçou.

O cronograma de execução do projeto para a implantação do Campus da Ufersa em Assú, prevê a implantação de 60 vagas, 30 em 2016 e mais 30 vagas em 2017. 

Imagem inline 12
A família que doara a área, esteve representada pelo ex-prefeito José Maria de Macedo Medeiros e Jõao Leônidas de Medeiros Neto.

ESTRUTURA

O Campus de Ciências da Saúde da Ufersa, será construído em uma área de 20 hectares (doada pelos descentes de João Leônidas de Medeiros), localizada na BR-304, próximo a entrada de acesso a Paraú, e será dotado de estrutura com biotérios, salas de aula, sala para professores, laboratórios, auditórios, acervo bibliotecário e recursos humanos com 60 Docentes e 30 Técnicos-Administrativos. A prefeitura de Assú já garantiu reserva orçamentária para infraestrutura e mobilidade urbana.
Imagem inline 2

UFCSPA COMO REFERÊNCIA 
Já em setembro, o reitor José de Arimatea visitou, acompanhado de técnicos da Ufersa, as instalações da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. “Estamos trabalhando no projeto de infraestrutura para instalação do centro de ciências da saúde da Ufersa e fomos observar “in loco” as instalações da UFCSPA que tem estrutura bem parecida com a que queremos implantar em Assú”, justifica.

SEACOM – PMA (Com informações Assecom/Ufersa)

0 comentários:

Postar um comentário