Featured Video

Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeitura do Assú promove mutirão de combate ao câncer de colo de útero


A Prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove hoje, terça-feira (29), o mutirão de exames de Papanicolau, que tem como principal objetivo detectar precocemente o câncer de colo de útero.

O mutirão faz parte da programação do Outubro Rosa realizada durante todo este mês pela SMS, que promoveu diariamente em todas as unidades básicas do município, uma série de ações focadas principalmente na saúde da mulher.

O mutirão de hoje, será realizado em todas as 9 unidades básicas de saúde da zona urbana, das 16h às 21h, e visa atender mulheres com idades entre 25 e 64 anos, que por algum motivo não tem tempo para ir as unidades em seus horários normais de atendimento.

A secretária municipal de saúde destacou a importância do Papanicolau: “O exame preventivo, é aquele que toda mulher precisa, mas muitas desvalorizam ou não gostam de fazer. Queremos incentiva-las a realizar o exame periodicamente e evitar uma doença que em fase inicial não apresenta sintomas, porém, é 100% capaz de ser curada de detectada a tempo”.


ENCERRAMENTO DO OUTUBRO ROSA COM PIT STOP E CAMINHADA

Nesta quinta-feira (31), acontecerá o encerramento do movimento Outubro Rosa em Assú, com a seguinte programação: 

08h00 – Pit Stop da Saúde – Prevenção do Câncer de Mama, com a distribuição de panfletos na praça João Leônidas de Medeiros.

17h00 - Caminhada do Outubro Rosa. Concentração e saída ao lado do Centro Clínico Municipal, percorrendo a Av. Senador João Câmara, finalizando de frente ao prédio da Prefeitura do Assú (que durante todo este mês teve sua fachada iluminada por luzes cor de rosa), onde haverá o pronunciamento de autoridades, profissionais de saúde e depoimentos de mulheres que contarão como venceram o câncer de mama.

O evento terá a participação do Centro de Oncologia de Mossoró, Avon, Pratica Academia e educadores físicos da Prefeitura do Assú.

OUTUBRO ROSA

É um movimento popular reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Atualmente é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.



SEACOM - PMA

0 comentários:

Postar um comentário